11 4437-3399 | 11 4437-1170
11 94566-7772
Nós Ligamos para você!

HISTÓRIA DO YOGA

HISTÓRIA DO YOGA

O Yoga é muito antigo, não exatamente como o conhecemos hoje, sofreu várias alterações ao longo do tempo.
Na prática xamã – Xamanismo – que é anterior a 25.000 a.C. já se utilizava algumas práticas que reconhecemos na yoga atual. Há indícios também, na civilização védica por volta de 4000 a 5000 a.C., onde se encontrou a primeira menção escrita da Yoga, os textos sagrados dos Vedas – Rig Veda, conforme tradição oral e escrita e achados arqueológicos e posteriormente o atharva veda – que faz menções de uma humanidade espiritual dos Vrâtyas que estiveram ligados a evolução da yoga em seus primórdios.
A mais antiga evidência arqueológica foi encontrada no vale Indu, datando de 3.000 anos a.C. Eram pequenas estatuetas esculpidas em pedra, que mostravam figuras humanas em poses de Yoga.
Existem várias escritas que falam do Yoga, a mais famosa é a doutrina dos Upanishads, que na antiguidade passavam seus conhecimentos de mestre para discípulo preparado, não era de conhecimento geral, e era passado de boca em boca. Nos Upanishads é que encontramos o Yoga bem próximo ao que conhecemos hoje. Pantajali, Yogin, foi o centro ou compilador do Yoga Sutra (inscritos).
Mais adiante no tempo e, mencionado com mais corpo pelos textos do Yoga Sutra escritos ou compilados pelo sábio Patanjali, que caracteriza o texto fundamental do Yoga Clássico, onde ficam definidos os oito passos do Yoga, que ajudam no processo de auto-realização, purificando o corpo e a mente, e aproximando o ser cada vez mais do objetivo final - a iluminação.
O Yoga aparece também em dois grandes épicos, que datam de cerca de 600 a.C. - o Ramayana, escrito por Vamiki, e o Mahabharata, escrito por Vyasa, onde se inclui o Bhagavad-Gita Yoga Sutras

O QUE É YOGA

IOGA deriva da raiz sânscrita Yuj que significa – atar, reunir, ligar – significa também, união ou comunhão. É a disciplina do intelecto, da mente, das emoções e da vontade. È uma atitude. Yoga é a arte de viver com harmonia moderação em meio às atividades.
O Yoga propicia o equilíbrio físico, mental e emocional, trazendo um sentimento de medida e proporção, a ponderação. O Yoga tira do corpo a harmonia máxima através dos alongamentos, que nos faz esticar dos pés ao topo da cabeça. Desenvolvemos a vontade, o ímpeto, a ambição ,a iniciativa através de posturas que envolvem força, sustentação e equilíbrio.
A Determinação é desenvolvida com a prática constante e a insistência. A calma e a paz mental vem com a respiração tranqüila e as meditações. A yoga desenvolve um senso interior de autoconfiança e segurança e ajuda a prevenir males físicos e mentais.
O Yoga é o caminho do meio – do perfeito equilíbrio – não é jejuar e nem comer bem, não é inatividade e nem agitação em demasia. O Yoga é o método pelo qual a mente incansável é acalmada e a energia é dirigida para canais construtivos.
Existem muitos tipos de Yoga. Divide-se, em primeira instância, em Karma Yoga (ação), Bhakti Yoga (devoção), Jnana Yoga (conhecimento) e Raja Yoga (Real meditação). Cada um destes caminhos leva à liberação e é apropriado aos diferentes perfis de personalidade.

Hatha- Força ou esforço determinado – favorece conhecimento e disciplina.

Autor: Cibele Julio Augusto – Terapeuta Holística e professora de Hatha e Kundalini Yoga