11 4437-3399 | 11 4437-1170
11 94566-7772
Nós Ligamos para você!

Psicologia

Psicologia

Psicóloga: Silvia Ribeiro

COMO A PSICOLOGIA PODE AJUDAR VOCÊ?

A psicoterapia proporciona o autoconhecimento e, consequentemente, a melhor percepção e adequação à realidade interior e exterior, como também maior compreensão dos conflitos emocionais que interferem nas relações afetivas e em outras áreas da vida.

Conhecer as próprias emoções e reconhecê-las no outro, saber identificar os sentimentos quando eles ocorrem, desenvolver empatia são qualidades primordiais para a vida em grupo, seja familiar, no trabalho ou em sociedade.

Assim, o tratamento adequado te ajudará a viver com mais qualidade, satisfação, com força e coragem para encarar diferentes etapas e dificuldades da vida. É possível minimizar e até extinguir o sofrimento.

TRATAMENTO DE DEPRESSÃO

A tristeza é dos sentimentos humanos o mais doloroso. Todos têm contato com ela em algum momento, mas passa. Já a depressão se caracteriza por uma tristeza profunda e duradoura. A pessoa se sente angustiada, ansiosa, desanimada, perde o interesse em atividades que apreciava. Surgem pensamentos negativos, de culpa ou autodesvalorização, entre outros.

Para o tratamento, a psicoterapia traz reflexões sobre o funcionamento dinâmico de suas emoções, possibilitando a reconstituição de seu modo de ser. Proporciona alívio do sofrimento acarretado, algo tão almejado por quem sente.

TRANSTORNO DO PÂNICO

É uma das manifestações de ansiedade associada ao sentimento de desastre pronto para acontecer. É como se o corpo se preparasse para algo terrível e suas reações são aumento da frequência cardíaca, palpitações, falta de ar, sensação de desmaio, adormecimento, ondas de calor, tremores, náuseas e calafrios.

Na psicoterapia, há a identificação e a resolução da tensão originada por pensamentos que podem acarretar a crise de pânico. Assim, a busca pela harmonia e o equilíbrio pessoal se torna possível.

SITUAÇÕES TRAUMÁTICAS

Para Pré e pós-cirúrgicas, processos de luto. A vida, a doença e até mesmo a morte precisam ser assimilados. O psicólogo auxilia e orienta na compreensão do que é o percurso da vida: viver, adoecer, recuperar-se e morrer. Indicado para quem está doente e também para os familiares. Ambos precisam de apoio adequado, atenção e alívio para expressar livremente seus sentimentos e medos.

OBESIDADE

Para muita gente, estar acima do peso traz baixa autoestima, sensação de rejeição e dificuldade em se relacionar. É importante entender que a obesidade pode estar relacionada a frustrações e dificuldade em diferenciar a fome de sensações, como ansiedade.

Emagrecer é um processo árduo, que também exige um comprometimento com os cuidados emocionais. Assim, a psicoterapia busca facilitar a expressão de emoções e exploração dos conflitos. Uma vez que a pessoa consegue falar sobre suas dificuldades e resolvê-las, sua necessidade de comida pode ser sanada. Há um trabalho para a recuperação da autoestima, da autoconfiança e, claro, da saúde. 

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Enquanto a escolha de uma carreira não é nenhum mistério para alguns, para outros a decisão parece um verdadeiro desafio. É uma fase natural que traz dúvidas e inseguranças.

A verdade é que encarar o vestibular e descobrir que não era bem aquilo que queria como opção profissional e ter medo de mudar de curso por causa da pressão da família e da sociedade é muito mais comum do que se imagina.

A orientação vocacional visa auxiliar na resolução de conflitos que impedem a escolha profissional e contribui para o autoconhecimento. O jovem vai perceber suas potencialidades, interesses e características de personalidade. Assim, terá uma visão mais segura acerca da sua decisão.

DIFICULDADES EM APRENDIZAGEM

Notas baixas, agressividade com colegas de classe, falta de atenção e concentração podem ser alguns sinais de que algo não vai bem com a criança. Tudo isso reflete na aprendizagem e, ao mesmo tempo em que atrapalha os estudos, indica conflitos emocionais e tensões.

É preciso olhar com empatia, atenção. O psicólogo identifica e auxilia nas dificuldades que a criança apresenta em fase escolar, propicia à criança condições de explorar seus sentimentos e atitudes, de se libertar de suas emoções reprimidas. Assim, poderá alcançar evolução psicológica e maturidade suficiente para acompanhar as exigências educacionais, bem como ficar segura e mais feliz.

OFICINA DE MEMÓRIA E GRUPOS DE TERCEIRA IDADE

Envelhecer sem perdas de nossa história de vida e assimilando fatos recentes é fundamental. Para isso ser possível, é preciso exercitar a mente.

O processo psicoterapêutico é um instrumento que permite ao idoso reconstruir sua identidade, aumentando a autoestima e a autonomia. É também a oportunidade de elaborar questões que ficaram pendentes na história de vida, reconstruir situações, tornando-o mais consciente de seus direitos e deveres como cidadão. As atividades dentro das oficinas colocam em prática ações que mostram suas competências.